Traduzir

O que você proucura?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CARACTERISTICAS DE UM FILHO MADURO


JOÃO 01:
12 Mas, a todos quantos o receberam aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

Temos nessa noite o privilégio de assentarmos na mesa do pai nessa noite, para alguns é somente um ritual cristão, mas na realidade isso é algo profético e especial, isso é a Simbolicamente as bodas do cordeiro, chegará um dia que todos os filhos estarão assentados diante dele.
Não se trata simplesmente de um rito, ou de uma simples ordem de Jesus isso é a realidade do que irá acontecer, quando todos os filhos de todos os lugares do mundo de diversas línguas forem reunidos para participar desse banquete celestial.
Somente aqueles que são filhos terão esse privilegio somente aqueles que nasceram de novo os receberam a vida transformadora de Deus.
Nós pela fé em Cristo não somos mais estrangeiros, não somos mais escravos desse mundo, mas somo filho de Deus.

1) Filho interesseiro
Sabemos que Deus é bom e sua misericórdia dura para sempre, mas temos que entender que Deus além de ser pai ele também é Senhor sobre seus filhos a bíblia nos promete que se pedirmos receberá.
  MATEUS 21:
22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.
Mas muitas vezes temos uma imagem de um Deus que é obrigado a nos dar tudo porque está escrito que se pedimos receberemos.
Muitas vezes agimos como criança e só aproximamos Dele quando estamos interessados em alguma coisa. Deus nunca trocar presentes para ter você, isso foi o que aconteceu no livro de Jô Deus foi acusado de comprar a integridade de Jô, mas Deus prova  que seu maior interesse é que se aproximemos Dele sem interesse algum.
Quando Jesus fala isso ele esta se referindo a alguém que tem como alvo glorificar o nome do pai.
JOÃO 14:
13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho

O maior desejo de Jesus é que o pai seja glorificado, tem coisas que pedimos que não ira produzir glória nenhuma, são simplesmente fruto da nossa cobiça.Somos tendenciosos a achar que Deus tem que nos dar aquilo que precisamos, que Ele tem que se mover de acordo com a nossas necessidade.

MATEUS 07:
9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
Ele sendo pai sabe o que é melhor para nos, ele sabe que precisamos de fato, não podemos deixar que os presentes substituam a verdadeira intimidade.
Temos que tirar essa imagem de que Deus é um bonachão ou um pai Noel , ele é o nosso pai e sendo pai.
Exemplo:  o pai que deus uma TV de presente para os seus filhos.


2) Filho desobediente:
MATEUS 21:
28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha.
29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi.
30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.
31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
A desobediência é uma das coisas que mais impede a igreja de avançar, pois cada um de nos cristão sabemos qual nossa missão sabemos que Deus quer de nos, cada uma de nos temos o Espírito de Deus e ele nos guia a toda verdade.
Na verdade não precisamos ficar dizendo o que fazer pois o próprio Espírito, nos fala o que devemos fazer, e por sinal na maioria das vazes não a fazemos somos como esse filho que recebeu a ordem falou que iria fazer mas não fez porque a desobediência estava dentro dele, o outro disse não quero mas fez, e foi assim também com Jesus Ele orou: se for possível passe de mim esse cálice, mas que seja feita a tua vontade Mateus 26:39.  
Quando orou o pai nosso também ele diz:

Não simplesmente o fato de não querermos fazer, mas uma questão de obediência, por exemplo: muitas vezes não queremos ir para uma célula ou culto de domingo, muitas vazes não queremos dar o dizimo, mas tudo isso implica em obedecer, um verdadeiro filho não questiona, mas sim obedece.
O precipício da benção está relacionado com a obediência sem obediência não tem como desfrutar das promessas, pois todas elas são condicionadas a obedecer.

3) O filho imaturo
GÁLATAS 04:
1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;
A falta de maturidade muitas vezes nos impede de irmos a um novo nível com Deus, não experimentarmos mais Dele, pois não estamos preparados, tem coisas que oramos e Deus não nos dá porque pedimos mal, mas outras ele não nos concede por falta de maturidade.
Sinais de um filho imaturo

Ela não aceita ser contrariada.
Tudo tem que ser do seu jeito, se for ao contrario eu estou fora.
Ela não aceita ser tratada.
Não aceita disciplina, não aceita ser corrigido, não aceita ouvir criticas, por isso sempre procura pegar atalhos.
Ela é melindrosa.
Toda vez que é confrontado ou que ouve o que não quer ameaça abandonar o barco, ela sempre: diz se for desse jeito eu vou para com tudo.
Ela não confia totalmente.
Sempre esta desconfiada de que as pessoas ou Deus esta de bronca com ele, sempre acha que o mundo conspira contra ele.
Ela sempre que estar no centro de tudo.
Pessoas acostumadas estar no centro, tudo é para mim, tudo foi feito para mim, ora você não estão me vendo. Exemplo do Garfield o gato mimado
Sabemos que a obra de Deus ainda não terminou, mas temos que a cada dia procurar ter o caráter de Cristo, quanto mais amadurecemos mais Deus confiará coisas em nossas mão, mais autoridade, mais unção, mais filhos.
Porque não é uma questão de ter, mas uma questão o que vamos fazer com que ele confiou em nossas mãos. Não podemos enterrar os talentos que ele nos confiou, temos que ser responsáveis pela multiplicação dele.

4) O filho prodigo
LUCAS 15:
11 Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos.
12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres.
13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades.
15 Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
16 E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.
17 Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Temos muitas vezes  muitas somos como esse filho que apesar de tudo o que fez, ter deixado o lar do pai ter desejado a morte do pai, que só temos direito da herança quando o pai morre, ter abandonado a família, para viver os fazeres da vida, apesar de tudo isso não deixou de ser filho, não perdeu o DNA , porque o filho verdadeiro não ama o mundo, portanto ele da voltas mas sempre volta para casa do pai, por que aquilo não faz mais parte de sua natureza.
Achamos que o filho prodigo decidiu sair naquele dia em que pediu sua parte de herança ou seu pai, ele a estava a algum tempo planejando, talvez até comentou com seu irmão que nada fez para evitar, talvez você esta aqui mas seu coração já esta longo, você esta dentro da casa do pai mas seu coração esta fora.
Aquele filho já tinha matado seu pai em seu coração.
Porque isso aconteceu?
Decepção
Frustração
Paixões escondidas
Por causa do dinheiro
Por causa dos problemas na família etc.
Nada disso é justificável, pois nada disso o faz capaz de tomar decisões sozinhas, isso acabou em fracasso e errependimento, mas tudo isso serviu para mostrar que o pai nunca te abandona, mesmo quando aprontamos todas trapalhadas ele nunca desiste de nos.
Modelo de filho maduro

Sempre colocou o pai em primeiro lugar
JOÃO 14:
13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho
Em nenhum momento quis a glória para si, sempre colocou o pai no primeiro lugar, o maoir desejo do coração Dele erra manifestar a gloria do pai para toda terra.
Serviu seus irmão 
7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
FILIPENSES 02:
 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Satanás em Mateus4 até tenta Jesus oferecendo um falso reinado, mas ele sempre honrava o pai não só com palavras, mas atitudes.
Em nenhum momento se auto preservou, em nenhum momento pediu algo que fosse só para si próprio, se pedia para os outros isso é servir matar o ego se esvaziar.

Obedeceu até o fim
FILIPENSES 02:
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
O fato de ser obediente é importante, ele não só foi obediente ele obedeceu até a morte, nos até obedecemos, mas quando chega à parte onde tem que perder, ou seja, de certa forma morrer, é a hora em que relutamos em fazer a vontade de Deus como verdadeiro filhos, ele foi até o final o momento submissão, é entrega total, sem reservas ele entregou-se de corpo alma e espírito.
 JOÃO 19
30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Temos que dar tudo de nós para que possamos agradar o pai de forma que ele nos honre no grande dia, fazer com que Ele e nos a cada dia diminua.

Foi maduro em todas suas decisões
MATEUS 03:
13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?
15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.
16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;
17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Foi o primeiro elogio do pai, ali foi algo tremendo o céu para quando tomamos uma decisão correta.
 MATEUS 04:
1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;
9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.
Amou e cuidou da casa do pai como se fosse dele.
Toda vez que somos provados por Deus somos de certa forma recompensados, Deus caminha junto com gente que passa pela fornalha e não se corrompe como Mezaque, Sadraque e Abdinegro.
O leão não come gente que já foi aprovada por Deus como Daniel, o gigante não derruba gente como Davi, pessoas assim, os grandes obstáculos seve de trampolim para arremessarem mais auto ainda.
Foi maduro na ora no Getisemani, ao orar: se for possível passe de mim esse cálice, mas que seja feita a tua vontade Mateus 26:39.
 Ao perdoar todos aqueles que zombavam cuspiam xingavam, isso mostra que ele não tinha sinais de um filho mimado imaturo mas estava pronto para reinar sobre todas as naçõaes.

Conclusão
Temos o DNA do pai temos que ser parecidos a cada dia mais com ele.
Temos que se mover por ele através dele para manifestar sua gloria na terra.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!