Traduzir

O que você proucura?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

INDO Á CRUZ PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER


Pr.Everton Oliveira
 Texto: JOÃO 12:
24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.

Jesus disse: ... eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. (Jo 10:10)
Quando observamos o ministério de Jesus vemos boa parte de seu tempo ensinando os princípios do Reino. Porém seu objetivo não era somente ensinar, mas ministrar vida através de tudo quanto fazia inclusive de seus próprios ensinos.
1-  Compreendendo o Principio da Cruz
Cruz e Crucificação
A Cruz é o que vem antes de tudo, inclusive da Crucificação. O Cordeiro de Deus foi imolado antes da criação de qualquer criação. Pedro diz que fomos comprados pelo sangue antes da fundação do mundo.
Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós (1Pedro 1:19-20).
Nós cristãos pensamos que nossa salvação veio do sofrimento de Jesus por nós! Sofrimento não salva, apenas mata!
Nossa salvação não vem da Crucificação, mas da Cruz! A Crucificação é um cenário!
A Cruz é o sacrifício eterno que teve na Crucificação apenas o seu cenário histórico!
Quando Paulo diz que só se gloriava na Cruz, ele não nos aponta um espetáculo histórico, o qual ele nunca nem perdeu tempo em “descrever” como evento martirizante e agonizante.
Para ele a Cruz era “o mistério outrora oculto e agora revelado” — com todas as implicações da Graça em nosso favor.


A Cruz, todavia, é infinitamente maior que a Crucificação. O Sangue que purifica de todo pecado não um líquido; é uma oferta de amor perdoador que existiu como tal ainda antes que qualquer forma de sangue tivesse sido criada.
A Crucificação é o Cenário exterior!
A Cruz tem que ser a Realidade interior!
A Crucificação revela a maldade humana!
A Cruz revela a salvação de Deus!
Quem crê é Justificado e tem paz com Deus. Além disso, já passou da morte para a vida!
Por isso a vida somente se manifesta através da cruz. Se queremos liberar a vida de Deus em nossa própria vida e na vida das pessoas que amamos temos que ter revelação do principio da cruz.
O Apóstolo dos gentios teve revelação desta verdade espiritual e diz:
Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. (2Co 4:10-11)
A manifestação do ego é a prova mais latente que a pessoa não está na cruz, ou desceu dela.
O nosso ego é o maior impedimento da vida de Deus se manifestar e de liberar a vida de Deus sobre as pessoas.
Nosso ego soberbo e orgulhoso é também o maior entrave de nosso crescimento espiritual.
Seis Manifestações do Ego

10 O individualismo Primeiramente o ego se manifesta no egoísmo e sua mais evi­dente manifestação é o individualismo. Não podemos ser indivi­dualistas e ainda desejar manifestar a vida de Deus. Precisamos ser solidário com nosso próximo principalmente com aqueles que não conhecem o Senhor.


2º Obstinação. O segundo aspecto do ego é ser obstinado. O egocentrismo nos levar a ter opinião sobre tudo apenas para mostrar que não somos levados por ninguém. O alvo não é contribuir com uma opinião, mas apenas deixar claro que não nos sujeitamos aos demais.

Ilus. O irmão tinha opinião para Tudo

3º Dominação. A terceira expressão do ego é desejo de dominar sobre os outros, é ser ditatorial. Não tentamos fazer prevalecer nossa opinião nem subjugamos os outros, antes nos sujeitamos a eles em amor.

4º Incapacidade de receber Críticas. A quarta expressão do ego é a incapacidade de receber críticas e tolerar pontos de vista diferentes. Se tenho orgulho de minha opinião eu considero um insulto alguém atrever-se a questiona­-Ia. Isso faz com que o egocêntrico seja muito sensível e melin­droso.

5º Atitude interesseira. A quinta expressão do ego é a atitude interesseira. É tão preocupado consigo mesmo que nunca tem um momento para as outras pessoas. O egocêntrico é desinteressado e não se preocupa com a situação, a necessidade, com os desejos ou o bem-estar dos ou­tros.

6º Ameaçar Renunciar. A última expressão do ego que gostaria de mencionar é a atitu­de de sempre ameaçar renunciar. Se não ouvem o que ele diz e não dão valor ao que ele pensa, então ele vai partir, vai renunciar.

E fácil perceber como algumas pessoas estão sempre "caindo fora". O problema do egocêntrico é que ele não sabe a verdade a respeito dele mesma.

Se pelo menos ele se enxergasse as coisas seriam diferentes. Sujeitar-se é colocado como uma maneira de ser cheio do Espírito. Não dá para ser cheio do Espírito se esta­mos cheios de nós mesmos, cheios do ego.

2-  Como Praticar a Vida de Cruz no dia a dia
O Apóstolo Paulo compreendeu o principio e praticou a vida de cruz em todo seu ministério.
  Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
Jesus não veio a este mundo somente para morrer na cruz, Ele viveu uma vida de cruz. E disse quem quer segui-lo tem que seguir o mesmo caminho.
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue,(negue o ego, negue sua eu, negue a sua vontade própria) tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. (Mt 16:24-25)
Aqui Jesus está dizendo para que tenhamos a vida verdadeira é preciso deixar seus interesses em segundo plano. E viver como Ele viveu e Ele é o nosso exemplo em tudo.
Cinco Sinais de Renuncia do Ego
1º Aprenda Viver em submissão e em Obediência
  Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. (Hb 5:8)
Jesus sendo Deus nunca havia obedecido e a Bíblia Sagrada diz que Ele aprendeu a obedecer. A obedecer José a obedecer Maria e as autoridades constituídas.
Voce quer renunciar seu ego então comece pela submissão. Por que há tanta crise no casamento? Por causa da falta de submissão.
Submeter as pessoas mais inteligentes não é tão difícil. O difícil é submeter aqueles que achamos que somos melhores do que eles.
Ilus. O Pastor que queria Reconhecimento em uma das nossas Igrejas
Quem tem o ego exaltado não se submete a ninguém, pois pessoas assim se acham maravilhosas. O caminho da submissão é difícil e para alguns a submissão é só quando concorda, ou seja, eu me submeto desde que faça o que eu quero.
2º Tenha um coração ensinável
Para nós é muito fácil aprender quem sabe mais. Mas quantos estão dispostos a aprender que sabe menos.
Quantos irmãos acham que sabe tudo e quando a igreja oferece os cursos alguns se acham melhores que todos e não vem porque não tem o que aprender.
Ilus. O irmão sabe tudo
Um ponto importante aqui é: Se voce pode aprender algo com seu irmão Deus não vai ensinar voce diretamente. O que voce pode aprender com um irmão que já tenha aprendido Deus vai te ensinar através dele. E voce se recusa a aprender através dele Deus vai resistir voce. Porquanto a Bíblia Sagrada diz que Deus resiste ao Soberbo, mas dá graça aos humildes.
3º Não Aja por Esforço Próprio
Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.( Jo 5:19)
Jesus aqui nos ensina a depender de Deus em tudo. E como podemos saber se dependemos de Deus? Usando o dependenciomêtro. Esse aparelhinho mede o quanto voce hora.
Alguns dizem: Eu queria orar mais. Mas o fato é que só hora quem precisa. Sabe porque muitos crentes não oram porque não precisam.
Ex: Os irmãos de temporada de oração. Um desemprego, uma enfermidade ajuda a orar.Por isso que a primeira condição para acontecer um milagre não é a fé e sim um problema.
Ilus. Quando um líder assume uma célula
4º Cuidado com o Amor Próprio
Pedro queria acariciar o ego de Jesus quando disse que Jesus não precisava ir a cruz que tivesse compaixão de si. Jesus respondeu: Arreda Satanás!
Como temos muitos medos. Medo de ser: Humilhado - Desprezado – Repreendido – Esquecido – Rejeitado. Mas origem de todos é o ego.
Muitas vezes ficamos em situação onde nosso ego é tratado, principalmente quem se acha muito importante.
E quando mais melindroso somos mais demonstramos o nosso egocentrismo.
5º Cuidado com a Glória Humana
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.(Gálatas 6:14)
A glória humana é o desejo de ser exaltado, o desejo de ser estimado, desejo de ser consultado, desejo de ser aprovado e desejo de ser preferido a outros. Todas estas coisas são expressões do ego.
Conclusão
O maior projeto de Deus para a nossa vida é que sejamos semelhantes a Jesus. E para sermos semelhantes a Jesus temos que tomar nossa cruz e segui-lo, mas para que possamos segui-lo temos que andar com ele andou.







0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!