Traduzir

O que você proucura?

quarta-feira, 18 de abril de 2012



Tema: O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA
Texto: LUCAS 22:1-2108/04/2012
Pr. Everton 

INTRODUÇÃO:
Qual é a origem da Páscoa?  Como Surgiu a ideia do coelho e ovos de chocolate?  E porque na sexta-feira diz que não se devem comer carne, mas sim peixe? Da onde surgiu isso?  A páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de maio e 25 de abril. Tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. O moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a se desenvolver. Mas o que é que tem a ver ovos e coelhos com a morte e ressurreição de Cristo?  A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da páscoa. Outras fontes, porém, o relacionam ao culto da fertilidade celebrado pelos babilônicos e depois transportados para o Egito. A partir do século VIII foi introduzido nas festividades da páscoa um deus teuto-saxão, isto é, originário dos germanos e ingleses. Era um deus para representar a fertilidade e a luz. A igreja do século XVIII adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado com uso originalmente pagão, e pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes da sua distribuição aos fiéis.
E porque dos peixes?
O Peixe foi o símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Em grego, a palavra peixe era um símbolo da confissão da fé, e significava: “Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador”. O costume de comer peixe na sexta-feira santa está associado ao fato de Jesus ter repartido este alimento entre o povo faminto. Assim a tradição de não se comer carne com sangue derramado por Cristo em nosso favor. Vejamos qual é a verdadeira origem da páscoa? Essa é a páscoa judaica.Não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do Êxodo do povo de Israel da terra do Egito. Êxodo 12. Faraó, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. Porém a décima praga foi fatal: a matança dos primogênitos. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia deveria no dia 14 de Nisã, sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue umbrais das portas da sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a Bíblia, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o de Faraó foram mortes, Então Faraó permitiu que o povo de Israel fosse embora. Passagem ou libertação. Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da páscoa, palavra hebraica significa passagem. Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundoA chamada páscoa cristã, foi estabelecida no Concílio de Nicéia, no ano de 325 de nossa era.
A Igreja Católica ao adotar a páscoa inspirou-se em motivos judaicos: a passagem pelo mar vermelho, a viagem pelo deserto rumo a terra prometida, a peregrinação no Céu, o maná que exemplifica a Eucaristia entre muitos outros. Porém a maioria das Igrejas Evangélicas comemora a morte e a ressurreição de Cristo através da Santa Ceia. I Coríntios 11:24-26. Portanto a cerimônia da Santa-Ceia, que Jesus instituiu, veio substituir a cerimônia da Páscoa.

Mas o que devemos celebrar na páscoa Cristã?

1º A MORTE DE CRISTO –  
ÊXODO 12:
27 Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou.

 Para que o primogênito não fosse o morto, o sinal era o sangue do cordeiro. O sangue na Bíblia nos fala de vida, sem sangue não há vida. Por isso foi necessário o haver o derramamento de sangue. Os judeus até nos dias de hoje tem por tradição matar o cordeiro, mas nós cremos em Jesus não precisamos mis disso, pois, Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não pense que fomos comprados por moedas de prata, mas fomos comprados pelo preço de sangue. Aleluia!
Ele foi o nosso sacrifício
ISAÍAS 53:
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.

Ele foi o Sacrifício aceito

LEVÍTICO 01:
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas do gado, isto é, do gado vacum e das ovelhas.
10 Se a sua oferta for holocausto de gado miúdo, seja das ovelhas seja das cabras, oferecerá ele um macho sem defeito,

Ele é o sacrifício santo

MARCOS 15:
14 Disse-lhes Pilatos: Mas que mal fez ele? Ao que eles clamaram ainda mais: Crucifica-o!
Não havia pecado sobre ele, portanto ele era o cordeiro sem defeito, somente sangue dele poderia nos das vidas.
Satanás não queria que ele morre-se pois sabia que ele era o salvador.

Satanás  não queria que Jesus morre-se
MATEUS 16:
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.

Satanás chegou a oferecer seu reino
MATEUS 04:
8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;
Mas Ele preferiu a morte
FILIPENSES 02:
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
2º RESSURREIÇÃO DE CRISTO. –

MATEUS 28:
1 No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.
3 o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve.
4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.
5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;
7 e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.
8 E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.
9 E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
 Isaías 53:4-5. Ele morreu a nossa morte e ressuscitou para viver a nossa vida. Se não tivesse ressuscitado seria vã a nossa fé. Muitos morreram Madre Tereza, Martim Luter King, Buda, Maria que foi uma grande mulher de Deus, Pedro, Alan Kaderk e muitos, mas somente um que ressuscitou e o nome dele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

3º A VINDA DE CRISTO. II Pedro 01:16
 
I TESSALONICENSES 03:
13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

Ele mesmo disse: Fazei isso em memória de Mim, e anunciai a morte do Senhor até que Ele venha.
; Tiago 05:7-8. Essa é a nossa esperança que Ele venha buscar cada filho que foi comprado por Seu sangue. Temos que amar a vinda do Senhor temos que desejar a vinda do Senhor, temos que crer que este dia está próximo.

CONCLUSÃO:
Cada cristão deve tomar cuidado com os costumes pagãos que tentam sempre driblar os princípios Bíblicos. Não é de hoje, que se nota como os princípios Bíblicos são alterados por costumes e filosofias humanas, Adoração a ídolos, o coelho e o chocolate, são apenas alguns exemplos das astúcias do inimigo. A Bíblia, a Bíblia somente, deve ser a única regra de nossa fé, para nos orientar, esclarecer e mostrar qual o caminho certo que nos leva a Deus e que nos apresentam os fundamentos de nossa esperança maior que é viver com Cristo e os remidos, num novo céu e numa nova terra. Devemos tomar cuidado com as crendices, tradições, fábulas e mudanças humanas disfarçadas. Minha sugestão é examinar com oração, cuidado e com tempo as Sagradas Escrituras, para saber o que hoje é crendice ou tradição, estando atento para saber que realmente Deus espera de cada um  de nós. Jesus foi claro “Fazei isso em memória de mim”. Ele exemplificou tudo o que deve ser feito. E se queremos ser alvos, precisamos seguir o que Jesus ensina e não outras tradições ou ensinamentos. Mateus 15:9.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!