Traduzir

O que você proucura?

terça-feira, 28 de junho de 2011

Coroado com muitas coroas


PR.EVERTON OLIVEIRA                            Domingo-  26/06/11

Estas referências são dirigidas aos cristãos. Até mesmo uma pessoa salva deverá ir a julgamento (Hebreus 9.27). Depois da morte, quem não for salvo passará pelo julgamento do Trono Branco. Quem for salvo irá ao julgamento do Tribunal de Cristo. O julgamento de 1 Coríntios 3, com ênfase nos versos 13 e 14, refere-se aos cristãos.
Algo no recôndito de minha mente me lembra que terei que dar contas a Deus por minhas palavras e minhas ações. Não disponho de tempo para ficar de olho sobre o que pensam de mim, mas sim sobre o que tenho de dar conta no Tribunal de Cristo.
Em 1 Coríntios, 3.11-15, está explícito que ninguém vai se queimar, apenas as suas obras se queimarão. Note ainda que o fogo prova as obras de cada um para ver a qualidade das mesmas. É na qualidade dessas obras que Deus está interessado. Então, há alguns aspectos positivos nessa passagem. Falando positivamente Paulo diz: "E, se alguém edificou com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada obra se manifestará" (1 Coríntios 3.12-14). O que significa isso?
· Ouro
Ouro na Bíblia significa divindade e glória. Todos os móveis do Tabernáculo eram decorados com ouro. O ouro representa a coisa mais elevada ali, porque é a coisa mais elevada aqui na terra. Sempre que se adora Jesus Cristo como Deus e sempre que O louvamos como Deus "ajuntamos tesouros no céu" (Mateus 6.20). A glória de Deus é a Sua presença sobre nós.
· Prata
A prata na Bíblia é o preço da Redenção. Quando Jesus foi vendido, o Seu preço foi de trinta moedas de prata. Quando os judeus iam para a batalha, recebiam esse valor em prata, como uma espécie de reparação pelas suas almas. Cada vez que você falar a um homem o que ele deve fazer para ser salvo, estará acumulando um tesouro de prata no céu. (Mateus 6.20,21).
· Pedras preciosas
O que são pedras preciosas? (Ml 3.17,18). Os salvos são como pedras preciosas. Pedras preciosas são as pessoas que vocês levaram a Cristo (1 Pedro 2.5). Em Zacarias 9.16 lemos que os salvos são "como pedras de uma coroa". As pessoas que você conduz a Cristo são as pedras preciosas que farão parte de sua coroa. Se porventura Jesus Cristo colocar uma coroa sobre a sua cabeça e disser: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor", o céu todo, do alicerce até o teto, vai dizer: “Amém!”. Não há honra maior que essa.
1. A Coroa da Justiça (2 Timóteo 4.7,8)
Esta primeira é chamada Coroa da Justiça e será dada às pessoas que amam a Sua vinda. Agora vejamos como você vai se portar ao receber a sua coroa. Você deseja realmente a vinda do Senhor Jesus Cristo? Se alguém a deseja, ganhará essa coroa (Apocalipse 3.11). Jamais permita que a Segunda Vinda de Cristo seja apenas um lugar comum para você. Jamais permita que alguém tome o seu lugar por não aguardar a Sua vinda.
2. A Coroa da Vida (Tiago 1.12; Apocalipse 2.10)
Jesus não nos disse para sermos fiéis até a morte para nos dar a vida eterna. A vida eterna está condicionada ao sangue de Cristo. Aprendi algo nesta passagem. Aprendi que, se um cristão resiste à tentação, Deus lhe dará a mesma coroa dada a um mártir. Eles são ambos mencionados no mesmo lugar. Ele dará a coroa da vida àqueles que são fiéis até a morte (Tg 1.12), aos que O amam. Aí é que está o segredo: Jesus Cristo prometeu uma coroa de vida a quem enfrentar à tentação por amor a Ele.
3. A Coroa Incorruptível (1 Corintíos 9.24-27)
Esta passagem em especial nada tem a ver com o fato de ir para o inferno. Quando Paulo disse: "subjugo o meu corpo", ele não quis dizer: “a fim de não ir para o inferno", mas “a fim de não deixar de pregar, ou seja, de o Senhor me deixar à parte". Ele está se referindo àquelas pessoas de todo o mundo: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível" (1Co 9.25). Então, existe uma coroa incorruptível para o filho de Deus.
Algumas pessoas começam correndo e ficam observando os outros corredores: "Ele não está se saindo tão bem. Eu sou melhor. Aí tropeça. Viu isso? Você o viu tropeçar? Há, há. Olhe aqui, ele tropeçou. Há, há, há". Esse tolo vai perder a corrida. Ele tem um curso a seguir (Hb 12.2). Tenho uma corrida a seguir. Devo correr para ganhar. É o que faz o povo de Deus (Hb 12.1).
4. A Coroa da Glória (1Pe 5.1-4)
Existe uma coroa de glória dada ao pastor fiel que alimenta o rebanho com a Palavra de Deus. Estou certo de que isso pode ser aplicado a um líder de célula que cuida dos seus irmãos. Se alguém é pastor e lhe foi entregue um rebanho para ser alimentado, supõe-se que ele o alimente. Nin­guém sabia disso melhor do que Simão Pedro (Jo 21.16). Ele falou isso três vezes. O velho Simão Pedro seguiu bem essa doutrina: "Alimentai o rebanho".
5. Coroa e gozo (1Ts 2.19,20)
Qual é a nossa coroa? Nossa coroa são as pessoas na segunda Vinda de Cristo. Esta é a coroa do ganhador de almas. A razão por ela ser chamada coroa de gozo é porque, sempre que um pecador é salvo, há alegria no céu (Lc 15.7). Quanta alegria você tem causado no céu no ano passado? Está ganhando pessoas para Cristo?
As pessoas dizem: "Não tenho muito talento de evangelista, sabe? Não posso..." Esse é o problema com elas. Elas mentem e procuram um álibi para a negligência em suas vidas. Jamais tive muita habilidade para ganhar almas, mas tenho feito isso. Alguns sentam durante horas falando de viagens e pescarias, mas tratando-se de pregar a Palavra, dizem: "Bem, eu não me saio bem falando disso" (Mt 12.34). Se você não fala de Jesus Cristo é porque o seu coração não está pleno dEle. Prefere chegar ao lar de mãos vazias? Quer subir para o céu e descobrir que lá não têm amigos esperando você, amigos que você levou a Cristo? Deseja isso mesmo?
Anos atrás, um pregador liberal sem compromisso com o reino chegou de uma noite cansativa e sentou-se na mesa para tomar o café da manhã. Sua esposa deu-lhe uma xícara de café e lá estava ele pálido e agitado. Ela indagou: "Qual é o problema?" Ele disse: "Tive um sonho na noite passada. Sonhei que morria e entrava numa nuvem escura. Lá estava alguém me apontando o dedo, com uma cicatriz na mão, me olhando e falando: "Pregador, onde estão as almas de sua esposa e de seus filhos?”“. Eu falei: "Almas, que almas?". Ele apontou-me o dedo e disse: "Pregador, onde estão as almas do seu carteiro, do seu mecânico da TV e do seu jornaleiro?". Respondi: "Não entendo o que o Senhor quer dizer por almas. Não sei onde elas estão". Então vi um abismo engolir aquela nuvem e senti como se estivesse despencando um milhão de milhas para baixo, num lago de fogo. Naquele fogo estavam você, nossos filhos, o mecânico da TV, o vendedor do armazém, o carteiro, o jornaleiro e muitos outros, apontando-me com o dedo e me amaldiçoando". Sua esposa falou: "Ora, querido. Sem dúvida, ontem à noite, você comeu alguma coisa que lhe fez mal". Ele pegou a xícara de café e, ao levá-la à boca, caiu morto, vítima de um colapso cardíaco. Então não siga pelo mesmo caminho. Se você está salvo, não chegue de mãos vazias. Ganhe alguém para Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!