Traduzir

O que você proucura?

sábado, 9 de julho de 2011

A VERDADEIRA TROCA


                                                                                  Pr. Everton
Texto: João 18:37-40                                                                                                                      03/07/2011

INTRODUÇÃO: A ceia do Senhor simboliza páscoa, na qual significa passagem, foi o dia da libertação do povo de Israel. Essa páscoa foi instituída por Deus em Êxodo, de Egito para Canaã, Êxodo 12:114. Toda vez que o povo celebrava a páscoa era um memorial do dia da libertação, então matavam um cordeiro que por sinal tinha que ser sem defeito. Foi nesse mesmo dia de páscoa que Jesus foi trocado por um ladrão chamado Barrabas, esse foi o dia do sacrifício definitivo e eterno, essa foi à verdadeira troca. Muitos quando lêem essa passagem acabam se indignando com essa troca e diz: esse homem Barrabas era um ladrão e não merecia ser liberto, mas era o dia da páscoa o dia da libertação. Nenhum de nós seríamos justos a ponto de merecermos algo de Deus, a palavra diz que todos pecaram, ou seja, quem somos nós para julgar Barrabas, Jesus disse: quem não tem pecado que atire a primeira pedra, Davi disse que fomos concebido em pecado já nascemos em pecado. Barrabas simboliza a graça de Deus favor imerecido, no qual fomos privilegiados por sua infinita graça, nós fomos representados por Barrabas, mas a diferença é que esse sacrifício pascoal foi definitivo e eterno. 1 Coríntios 5:7. Toda páscoa um cordeiro sem defeito era imolado, Jesus como diz Pilatos não tinha condenação nenhuma sobre Ele, pois era o cordeiro sem defeito que Deus providenciou para celebrar a libertação definitiva. Ele morreu no nosso lugar para sermos livres para sempre.

Mas qual foram os benefícios dessa troca.
1) FOI O PREÇO DA LIBERDADE. Isaías 61: 1 Jesus tinha um propósito ele veio para nos libertar das cadeias, Barrabas estava preso por causa dos seus delitos, assim era cada um de nos, éramos escravos do diabo. Estávamos presos por sermos pecadores certamente morreríamos, mas Jesus pagou o preço por nós, fomos comprados pelo sangue do cordeiro Santo. Era uma dívida impagável não tinha como sermos livres, pois o preço era de sangue, Ele fez isso quando morreu naquela cruz em nosso lugar essa foi a substituição que nos deu liberdade, hoje você pode dizer: “eu sou livre”. João 8:36. Fomos livres pelo sangue, agora nem uma condenação há, você hoje não mais está debaixo do julgo de Satanás  pois podemos através da Santa ceia celebra a páscoa da libertação definitiva.

2) FOI O PREÇO DA VIDA. Êxodo 12:12-13/ João 10:10. Toda casa que não tinha as marcas de sangue nos umbrais das suas portas teria seu filho mais velho morto. A morte era o sinal do juízo de Deus, aquele povo viu a morte passando e arrasando o Egito, foi a partir desse momento que o povo foi livre por Faraó. Nós estávamos condenados a morte Romanos 6: 23 diz: que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida. Ele é a vida, Ele tem a vida em abundância, Ele é a fonte de vida aquele que crer mim ainda que morra viverá. João 11:25. Paulo diz que estávamos mortos nos nossos delitos de pecados, nós já estávamos condenados, mas essa vida abundante que há no sangue de Jesus entrou em mim e em você. I Coríntios 15:54 .  Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi à morte na vitória. Hoje a morte não pode te achar, pois você tem um selo e o Senhor diz: que conhece os que são seus. A morte foi derrotada por Ele e hoje podemos ter vida em abundância, Ele morreu a sua morte para hoje viver a sua vida, isso é vida em abundância, é a vida de Cristo fluindo em nós.

3) FOI O PREÇO DO PERDÃO: Isaías 61:2 / Isaías 53:1-7 O dia da páscoa era também o dia da expiação.
 Levítico 04:20;26;31;35. Ele é cordeiro que tira o pecado do mundo, foi sobre Ele a nossa culpa de acordo com Isaías. O pecado era como um abismo que nos separava de Deus, o povo não podia se achegar a Deus por causa do pecado, apenas um homem o sumo sacerdote podia desfrutar da presença de Deus uma vez por ano por alguns poucos minutos através do sacrifício. O sacerdote poderia morrer se estivesse em pecado. Era amarrada em sua cintura uma corda com um sino no momento em que ele ia adentrar no Santo dos Santos ele poderia não mais voltar então seria puxado pela corda o sino era para ter a certeza que ele estava se movendo. A Glória de Deus pode matar também. Nada que fizéssemos seria o suficiente, mas Ele providenciou o cordeiro. Mateus 01:21,  Romanos 05:08, Gálatas 01:04, Apocalipse 01:05.

Conclusão
Hoje você é livre para adorar a Deus, e nada pode te separar do amor dEle.
A morte não mais pode te achar, pois Ele te dá vida em abundância.
Nenhuma acusação há contra sua vida pois Ele já pagou sua dívida.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!