Traduzir

O que você proucura?

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ROMPENDO OS LAÇOS COM O EGITO


                                                                 Pr. Everton
Texto: Êxodo 6.1-9            

INTRODUÇÃO: Mesmo sendo povo de Deus Israel estava vivendo como escravo há quatrocentos anos. Isso acontece muitas vezes com agente, de estar na igreja, ser salvos, mas é possível que áreas de nossas vidas estejam ainda presas no Egito. Faraó desse mundo, ou seja, desse Egito, tenta nos prender nos escravizam usando de enganos, falsa alegria assim como fez no Egito. Êxodo 7.8-12. Satanás tenta imitar as coisas de Deus, no mundo até tem alegria, mas é passageira, aparentemente até preenche, mas momentaneamente.  O povo já estava acostumado com o julgo do Egito, ao ponto de não ouvir por causa do espírito de escravidão que havia sobre eles. A mente deles já era de escravo, já tinha se conformado com a situação, infelizmente muitos crentes se acostuma com o julgo que satanás coloca sobre ele, e se contenta em apenas levar o nome de Crente, mas sua vida esta um fracasso, seu casamento esta destruído, sua comunhão com Deus se resume em apenas ir ao culto de vez em quando. A pior coisa que pode acontecer com um crente é se conformar com a situação e aceitar o julgo, paralisar se acomodar. O diabo diz para ele você nunca ira mudar, pra você não tem mais solução, você é um fracassado, e ele acaba se acostumando e aceitando o fato que não ira mudar se tornando cativo de satanás.
Infelizmente essas ligações com Egito nos impedem de servir a Deus inteiramente. O maior desafio de Deus não foi tirar o povo do Egito, mas foi tirar o Egito de dentro deles. O maior desafio de Deus é tirar o mundo de dentro de nós, é quebrar esses laços, essas conexões com Egito, esse é o alvo de Deus. Moisés teve que tomar algumas atitudes para mudar isso com o povo.
Vamos aprender alguns princípios
1º NÃO NEGOCIE COM FARAÓ. Satanás vai tentar sempre negocias, pois ele joga sujo, ele é o mentiroso, o enganador ele tentou fazer isso com Moisés.
a) A família Êxodo 10.10 - Fomos salvos pela graça e nos esquecemos que esse presente também é para nossa família. Muitas vezes usamos desculpas como: esse ai não quer nada com Deus, já falei, mas ele é um incrédulo. Lembre- se que se Deus levantou você primeiro a responsabilidade é sua de trazê-lo de tirá-los do Egito. Mas satanás constantemente vai tentar minar sua fé dizendo: a salvação é individual, não fica ai jejuando não adianta não.
b) Finanças e adoração. Êxodo 10.24 - Os gados ora o que iria ser o sacrifício para Deus, Faraó disse: você até pode ir mais não vai oferecer sacrifício de adoração a Deus não, deixa aqui os seus gados. Temos que entender que nosso dinheiro é uma forma de adorar a Deus de adorar a Deus é o diabo diz: pode até ir para igreja mas esse negócio de dar dinheiro na igreja é coisa de bobo, dar dinheiro pra pastor só que é bobo mesmo. Olha o que Jesus disse em: Mateus 06:24. Todo dia você terá dois senhores que querem sua adoração, mas você só pode adorar a um disse Jesus, mas infelizmente acaba adorando um deus chamado Mamom o deus do dinheiro. Ele até vai para igreja, mas, suas finanças estão no Egito ainda, sua dependência financeira não esta em Deus por isso não dá o dízimo, não oferta, não deposita suas finanças aos pés do Senhor. Pois acha que se der seu dinheiro na igreja ira faltar para parar a suas contas isso é um grande engano. Outros até da o seu dizimo, mas por obrigação, não por confiança, não por adoração. Tem coisas na bíblia que são inegociáveis não podemos servir a dois deuses ou é Jesus ou Mamom.
c) Faraó tentará colocar um limitador em você Êxodo 8.28 Se tem uma coisa que deixa satanás indignado é quando ele vê um crente fervoroso, é quando ele vê uma pessoa que é intensa com Deus, uma pessoa que ora uma pessoa que busca a Deus intensamente. O desejo dele é que as pessoas sejam cada dia mais mornas e mais passivas, por isso que ele disse para Moises: Vai mas, não vai muito longe, é o que ele sempre ira falar:  Não precisa de tudo isso não, você não acha que é um exagero. Se você ficar dentro de uma firma dezesseis horas por dia ninguém dirá que você esta exagerando, se você chegar do serviço todo dia e ir para uma faculdade e chegar de madrugada ninguém dirá que você esta indo muito longe, mas se decidirmos fazer para Deus com intensidade seremos de certa forma perseguidos. Temos que fazer como Moises que disse: Êxodo 10:26 nem uma unha ficará no Egito. Nada do que é de Deus ficara no Egito. Aleluia!!
2º RENOVE SUA MENTE Êxodo 6.9 - Eles tinham já uma mente cauterizada, nunca mais sairemos daqui, o que sabemos fazer é isso tijolos para o reino de Faraó. Infelizmente tem crente que a mente dele ainda é mundana, acha que nunca poderá mudar. As conversas dele é a mesma, as piadas dele ainda são mundanas, os programas de TV deles ainda são os mesmo, a mente continua sempre impura. Tem gente que se converteu, mas precisa se libertar da velha mente Rm 12: 2 temos que renovar nossa mente com a palavra de Deus, temos que mudar nossos conceito humanos e andar em fé de acordo com as escritura, Deus tem poder para mudar sua mente e fazer de você uma benção nas mãos Dele.
3º SIGA SEMPRE EM FRENTE Êxodo 14.1-2; 15; 21-28 Não podemos de forma nenhuma olhar para trás, temos que seguir em frente mesmo que as coisas não parecem estar ao seu favor.  Muitos acabam parando quando vê o mar vermelho a sua frente, muitos para quando surgem os problemas. Temos que amadurecer temos que aprender a superar os desafios, o mar vermelho muitas vezes estará diante de você e a resposta que você dará ira determinar sua vitória sobre o Egito. Algum até chega diante do mar vermelho, mas acabam voltando para traz e se tornam escravos novamente. O mar vermelho simboliza também batismo, decisão de abandonar de vez o Egito, Israel só venceu o Egito definitivamente quando atravessou o mar vermelho. Você que já decidiu que quer vencer o mundo deve tomar essa decisão de passar pelo batismo abandonando de vez o Egito.

Conclusão: Temos que quebrar esses laços com Egito. Não podemos perder tempo negociando com faraó. Temos que olhar para frente sempre e marchar como vencedor.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!