Traduzir

O que você proucura?

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


TEMA: PORQUE ALGUMAS PESSOAS NÃO PODEM PROSPERAR
                                             
Texto: Deuteronômios 15:7-15
                                                                                                                                 Pr. Everton  13/11/2011

INTRODUÇÃO: A lei da semeadura esta claramente colocada por Jesus em Lucas 6:38, e também foi ensinava por Paulo em 2 Coríntios 9:6. Não podemos ignorar essa verdade, que é princípio das escrituras sagradas. Mas temos que entender que a graça vai além desses princípios Mateus 6:21. Não podemos achar que aquele que está em escassez é por que não semeou nada, e o que tem muito é porque semeou muito nem sempre é assim, nossa justiça nunca atingirá o padrão de Deus, se achar que somos merecedores isso é um engano. O povo de Israel não plantava, mas colhia todos os dias o maná fresco, não porque merecia porque Deus cuidava deles isso mostra a Graça de Deus atuando. Então não podemos de forma alguma achar que a lei da semeadura não funciona, ela é Bíblica, pois o próprio Jesus ensinou, o que queremos é mostrar que há um nível muito maior que essa lei, que é a graça de Deus. A semeadura também acontece por causa da graça 2 Coríntios 9:10, até a semente vem dele, tudo vem dele, então a semeadura é uma forma de multiplicar essa graça de Deus, agora temos que tomar cuidado com o que fazemos com essa semente que nos foi dada. Hoje em dia no meio evangélico, temos visto uma idéia errada sobre este princípio das escrituras Lucas 6:38, esse versículo não esta falando somente de dinheiro, mas de todas as áreas de nossas vidas, não importa o que você está semeando isso com certeza voltará numa proporção muito maior. Temos que tomar cuidado com essa motivação de dar para receber cada vez mais, o Reino de Deus não é um fundo de ações, muito menos uma poupança. Temos que mudar isso para não cairmos no erro de ofertar, dizimar, fazer votos que são fruto de uma motivação egoísta. Quando se trata de agradar a Deus a motivação do coração é importante demais. Deus não recebe somente o que está em suas mãos, mas o que está também em seu coração. A duas coisas que Deus olha em nós quando fazemos algo são: Atitude e motivação, atitude é o que fazemos, motivação é porque fazemos. Tanto a atitude como a motivação mostra o nosso coração Mateus 6.21.


Porque alguns não pode prosperar ( Deuteronômios 15.7-15)


1º AQUELE QUE TEM UM CORAÇÃO ENDURECIDO (vs.7) Não tem coisa que testa o coração do homem mais que o dinheiro. A forma como lidamos com os nossos dízimos e ofertas mostram o nosso coração, e é isso que vai contar diante Dele, se Ele irá nos abençoar ou não. Deus adverte o povo para que seu coração não endureça, para que não se torne egoísta nem ganancioso por causa do dinheiro. Sabemos que Deus não precisa do nosso dinheiro, mas Ele nos coloca a prova de forma que nosso coração é revelado exemplo: dízimo o povo no Egito, Jacó que teve o salário mudado várias vezes. Isso mostra nosso coração, alguns dizem: eu não preciso dar o dízimo por que tudo é Dele mesmo, isso é um engano pois se não consegue dar dez por cento isso mostra que nada é dele.

2º AQUELE QUE TEM UM CORAÇÃO EGOÍSTA (vs.9). Normalmente temos uma natureza egoísta por causa do pecado, queremos ser beneficiados em tudo, até quando somos generosos com alguém colocamos de plano de fundo nossos interesses. Muitos acabam não sendo abençoado por que age com Deus da mesma forma, só queremos receber e se damos é porque queremos receber também. Esse pensamento vil remove à compaixão a alegria e tudo que é bom, isso não pode penetrar no seu coração. Quando formos ofertar, dizimar, dar nossos votos temos que  fazer porque amamos a Deus, quando fomos ajudar outra pessoas temos que fazer isso porque estamos primeiramente interessado em vela bem. Isso é a verdadeira motivação de um coração correto.

3º AQUELE QUE TEM UM CORAÇÃO MALIGNO (vs.10). A promessa é de que Deus nos abençoará toda obra e tudo o que empreenderes. A vontade de Deus é nos abençoar, mas Ele nos adverte para não termos um coração maligno depois de ofertar. Muitos que se arrependem depois de ofertar por que pensa no que poderia fazer com aquele dinheiro, esses não receberá recompensa alguma. Tal pensamento surge para nos atacar, com pensamentos malignos nos entristecendo para contrariar a palavra de Deus. 2 Coríntios 9:7. Temos que ter alegria em investir, em semear no reino de Deus, isso na verdade é que move o coração de Deus.

4º AQUELE QUE TEM UM CORAÇÃO SEM GENEROSIDADE (vs.14). Generosidade na verdade é a marca daqueles que nasceram de novo, e receberam um novo coração. 2 Crônicas 16.9. Não podemos agir de forma legalista, querer fazer como alguns fazem colocar Deus na parede, vou dar um santo aperto no Senhor por que eu dei o dízimo. Isso mostra que não há generosidade, e só pode provar da graça quem é generoso como fez Davi que quis fazer uma casa para Deus, sem que ele pedisse isso é generosidade.

5º AQUELE QUE TEM UM CORAÇÃO INGRATO (vs.15). Pessoas ingratas são avarentas, mas aqueles que contemplam a graça de Deus se tornam gratas e conseqüentemente são abençoadas e se tornam generosas por conhecer o coração de Deus. O Senhor disse: “lembra-te-ás de que foste servo na terra do Egito e de que o senhor, teu Deus, te remiu; pelo que, hoje, isso ordeno”. De vez em quando é bom lembrar-se do passado. Não para sentir culpa ou acusação, mas pra ter noção do quanto Deus tem nos abençoados, com sua infinita Graça, quando percebemos isso aumente nossa gratidão. Um dia éramos escravos de satanás, vivíamos em miséria, mas Ele nos resgatou e nos fez herdeiros de Deus. Mas como a gratidão é uma coisa rara poucos levantam volta para agradecer como aquele dez leprosos em Lucas 17:12 apenas um voltou a agradeceu a Jesus, muitos até prosperam depois que são abençoados esquecem de agradecer.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!